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Educação Infantil


A Educação Infantil será pensada tendo como ponto de partida a criança. Essa Pedagogia da Ação nos revelará um aluno criativo que aprenderá tentando construir e inventar novas combinações, todos os dias.

 

Esse aluno precisará ser visto como um indivíduo, uma pessoa com características próprias, com força, sensibilidade, direitos e muita coragem de cavar seu próprio espaço.

 

Na primeira etapa da Educação Básica, e de acordo com os eixos estruturantes da Educação Infantil (interações e brincadeira), serão assegurados seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento, para que as crianças tenham condições de aprender e se desenvolver:

 

- Conviver.
- Brincar.
- Participar.
- Explorar.
- Expressar.
- Conhecer-se.

 

Considerando os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, ficarão estabelecidos cinco campos de experiências, nos quais as crianças podem aprender e se desenvolver:

 

- O eu, o outro e o nós.
- Corpo, gestos e movimentos.
- Traços, sons, cores e formas.
- Escuta, fala, pensamento e imaginação.
- Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

 

Os campos de experiências já estarão identificados nas atividades programadas no material que nortearão os trabalhos na Educação Infantil e serão desenvolvidos nas aulas de:

 

Movimento. Nas aulas de movimento e momentos no parque ou pátio, as crianças se expressarão e se comunicarão por meio de gestos. Mais do que o deslocamento do corpo no espaço, o movimento será visto como uma linguagem.
- Linguagem. Considerar-se-á como linguagem, desde a organização da rotina, a hora da história, o hino nacional no auditório, o dia do brinquedo, até pesquisas e registros nas fichas do material.
- Biblioteca. Semanalmente, o aluno da Educação Infantil utilizará a biblioteca, retirará um livro e participará do momento de leitura. Este trabalho também gerará projetos com a família.
Matemática. Usando material concreto, os alunos explorarão, classificarão, procurarão atributos, construirão arranjos e principalmente trabalharão com a resolução de problemas.
Música e Artes. Acompanhados por professores específicos da área, os alunos entrarão em contato com a história e as manifestações culturais de um país, de uma região. A proposta interdisciplinar alinhavará o trabalho realizado nas demais áreas do conhecimento.
Inglês. O aluno trabalhará com um professor específico da área que proporá de maneiras variadas, as atividades do material, para que o aluno participe ativamente, de maneira significativa e contextualizada.
Projetos. Alguns trabalhos desenvolvidos durante o ano especialmente com a Educação Infantil se destacarão, como a pesquisa e o resgate de brinquedos e brincadeiras de tempos atrás. Também serão envolvidos em projetos ambientais, com as atividades de horta e plantio e as campanhas de arrecadação de lacres e óleo usado. Os projetos de cunho social também terão a participação dos alunos da Educação Infantil como, por exemplo, a Páscoa Solidária. Nestes projetos espera-se um grande envolvimento dos pais, o que fortalecerá o relacionamento saudável entre família e escola.
Educação Física. A partir do Infantil II, os alunos participarão de aulas com o professor específico da área, objetivando o desenvolvimento motor, sequências e condutas, movimentos e habilidades básicas, autonomia e consciência corporal.
Informática. A partir do Infantil III, os alunos utilizarão o laboratório de Informática, juntamente com a professora da turma, para enriquecimento dos conteúdos propostos em sala de aula, nas diversas áreas do conhecimento.