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Educação Infantil


A Educação Infantil tem como ponto de partida a criança. Essa Pedagogia da Ação nos revelará um aluno criativo que aprende tentando construir e inventar novas combinações, todos os dias.

Esse aluno precisa ser visto como um indivíduo, uma pessoa com características próprias, com força, sensibilidade, direitos e muita coragem de cavar seu próprio espaço.

Na primeira etapa da Educação Básica, e de acordo com os eixos estruturantes da Educação Infantil (interações e brincadeira), são assegurados seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento, para que as crianças tenham condições de aprender e se desenvolver:

 

- Conviver.
- Brincar.
- Participar.
- Explorar.
- Expressar.
- Conhecer-se.

 

Considerando os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, ficam estabelecidos cinco campos de experiências, nos quais as crianças podem aprender e se desenvolver:

 

- O eu, o outro e o nós.
- Corpo, gestos e movimentos.
- Traços, sons, cores e formas.
- Escuta, fala, pensamento e imaginação.
- Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

 

Os campos de experiências estão identificados nas atividades programadas no material que norteiam os trabalhos na Educação Infantil e são desenvolvidos nas aulas de:

 

Movimento. Nas aulas de movimento e momentos no parque ou pátio, as crianças se expressam e se comunicam por meio de gestos. Mais do que o deslocamento do corpo no espaço, o movimento é visto como uma linguagem.
- Linguagem. Considera-se como linguagem, desde a organização da rotina, a hora da história, o Hino Nacional no auditório, o dia do brinquedo, até pesquisas e registros nas fichas do material.

- Biblioteca. Semanalmente, o aluno da Educação Infantil utiliza a biblioteca, retira um livro e participa do momento de leitura. Este trabalho também gera projetos com a família.

Matemática. Usando material concreto, os alunos exploram, classificam, procuram atributos, constroem arranjos e principalmente trabalham com a resolução de problemas.

Música e Artes. Acompanhados por professores específicos da área, os alunos entram em contato com a história e as manifestações culturais de um país, de uma região. A proposta interdisciplinar alinhava o trabalho realizado nas demais áreas do conhecimento.

Inglês. O aluno trabalha com um professor específico da área que propõe de maneiras variadas, as atividades do material, para que participe ativamente, de maneira significativa e contextualizada.

Projetos. Vários trabalhos desenvolvidos durante o ano, especialmente com a Educação Infantil se destacam, como a pesquisa e o resgate de brinquedos e brincadeiras de tempos atrás. Também são envolvidos em projetos ambientais, com as atividades de horta e plantio e as campanhas de arrecadação de lacres e óleo usado. Os projetos de cunho social também têm a participação dos alunos da Educação Infantil como, por exemplo, a Páscoa Solidária. Nestes projetos espera-se um grande envolvimento dos pais, o que fortalece o relacionamento saudável entre família e escola.
Educação Física. A partir do Infantil II, os alunos participam de aulas com o professor específico da área, objetivando o desenvolvimento motor, sequências e condutas, movimentos e habilidades básicas, autonomia e consciência corporal.

Informática. A partir do Infantil III, os alunos utilizam o laboratório de Informática, juntamente com a professora da turma, para enriquecimento dos conteúdos propostos em sala de aula, nas diversas áreas do conhecimento.